19 de janeiro de 2014

Crítica Literária- Divergente

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.


Comecei a ler Divergente no último dia do ano e acabei-o no dia a seguir. No perturbado início do livro, fiquei um pouco reticente pois algumas coisas não davam para entender na medida em que existiam mudanças de atitude dos personagens a toda a hora, principalmente da protagonista, a Tris, e só vim a descobrir a razão quando descodificaram o significado de ser Divergente. Que apesar de ter muita vontade de vos contar, não o vou fazer.

Divergente começa com Beatrice a realizar um ato pouco vulgar na sua fação, ver-se ao espelho. Na cidade futurista de Chicago, a sociedade está dividida em cinco fações e isto porque há imenso tempo as pessoas condenavam diferentes razões - e todas verdadeiras- para a causa do estado do país/mundo. Quem culpava uma coisa, criava uma fação, quem culpava outra, criava outra fação e assim surgiram os cinco grupos. Os membros de cada fação são ''incentivados'' a agir consoante aquilo que cada fação considera como certo e como adequado e as suas maneiras de pensar e agir são moldadas de acordo com o grupo. 

Quando fazem 16 anos, os jovens são levados para uma cerimónia onde prestam provas e de acordo com os resultados os jovens decidem se querem permanecer na fação onde nasceram, ou ir para outra.  De seguida é realizado um processo de iniciação em cada fação, onde aqueles que não conseguem realizar corretamente todas as provas são tornados sem-facção (correspondente a sem-abrigo)

Pessoalmente eu adorei este livro, principalmente porque conseguimos assistir a um crescimento da personagem principal e porque ao longo do livro vamos descobrindo pormenores que nos deixam boquiabertos e foi isso que me fez ficar maravilhado com esta trilogia. 
Eu gosto de livros onde a pouco e pouco vamos descobrindo o significado das coisas, e onde vamos fazendo descobertas juntamente com a personagem, pois deixem-me dizer que nem a própria Beatrice sabia o que significava ser divergente. Acontece que muitas coisas acontecem durante o livro e portanto existe muita ação.

Ao contrário do que li em muitas análises, eu não consegui encontrar tantas semelhanças em Hunger Games e em Divergent, mas isso é só a minha opinião. Estou completamente arrasado e mal posso esperar pelo filme que penso que sai em Março. Quanto ao segundo livro, está na minha lista de leituras para 2014.

18 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Parabéns pela resenha. Tenho esse livro faz tempo e ainda não li.
    Esqueci de te falar, já morei em Portugal. Em Viseu, conhece!
    Bjos e boa semana

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia o livro, é realmente bom! Sim conheço, e já fui lá algumas vezes...
      Obrigado por comentar e boas leituras *w*

      Eliminar
  2. Não conheço o livro, vou procura-lo, adorei a maneira que você falou dele.
    Tenha uma boa semana.

    Conversas de Alcova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem mesmo de procurar. O livro é muito bom.
      Boas leituras *w*

      Eliminar
  3. Olá, tudo bem? Eu nunca tive vontade de ler "Divergente". Mas sua resenha ficou ótima e confesso que depois que li, fiquei um pouco curioso para conferir a obra,
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado.. Sim, deve mesmo conferir!
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Oie !
    Já vi algumas resenhas sobre o livro e me despertou o interesse. Gostei muito da resenha , enfim , quero comprar .
    Já seguia seu blog rs .
    Beijos :*

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é fantástico, por isso faz bem em ler...
      Boas leituras *w*

      Eliminar
  5. Já havia visto resenhas, mas não tinha me interessado em ler esse livro até ler a sua. A história realmente parece ser daquele tipo que prende o leitor.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    Obrigada por ter comentado no meu blog e já estou seguindo o seu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente bom ouvir isso.. Sim a história nos prende muito, ahah!
      Boas leituras

      Eliminar
  6. Eu ainda não li este livro, mas já o coloquei na minha lista para 2014, pois gostei das resenhas que li e da sinopse. Eu espero que você esteja certo e ele não seja parecido com Jogos Vorazes, pois eu não gostei muito desta outra série.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é muito bom e eu não o considerei muito parecido aos Hunger Games por isso pode estar descansada.
      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Eu comprei esse livro hoje, mais porque eu vi que ia virar filme, e gosto de ler livro antes de ver o filme. Confesso que já o tinha visto antes, mas não fiquei interessada, não sei porque. Comprei porque o livro que eu queria estava esgotado. Chateada :/
    Mas agora fiquei com vontade de ler. Também gosto de livros em que vamos entendendo as coisas aos poucos, tipo Maze Runner, não sei se já leu.

    Beijos, Luu
    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é fantástico, fez bem em ter comprado... Não por acaso ainda não li, mas tenho de ir pesquisar acerca desse livro!
      Boas leituras.

      Eliminar
  8. Oi! Como vai?
    Há duas semanas eu não tinha vontade alguma de ler Divergente, até que fui lendo algumas resenhas e, gente, quero muito. Acho muito legal ver o crescimento das personagens conforme a história vai sendo moldada e, aos poucos, vamos descobrindo coisas. Gostei bastante da resenha. Ah, pelo que eu percebi, só de ler a resenha, as únicas coisas parecidas são: a história se passa no futuro; é uma trilogia; é uma crítica social. Acho que nada disso faz com que o enredo seja parecido...
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, eu também gosto disso. E sim, essas semelhanças não alteram o enredo, na minha opinião.
      Boas leituras!

      Eliminar
  9. Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, todo mundo fala tão bem dele, espero logo logo conseguir lê-lo e tirar minhas conclusões :D

    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Gostaria muito de ler este livro, minha curiosidade está muito grande para saber se o livro é realmente bom como todo mundo fala. Ressaltando, que, acho a capa bonita.

    Abraços,
    http://gatos-livros-chocolate.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar