25 de janeiro de 2014

Crítica Literária- O Fim Da Inocência


                       Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. 

Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.


Eu decidi requisitar este livro da minha biblioteca escolar, pois toda a gente da minha idade e até alguns adultos estavam loucos a falarem sobre ele. Queria saber o por que de tanta agitação sobre este livro.

Comecei a lê-lo mal saí da biblioteca e logo fui consumido pelo mundo real e verdadeiro da protagonista, Inês. Tenho de ressaltar que toda a história descrita neste livro é real.

O livro começa de uma maneira chocante e acaba de igual forma. Consumi este livro, talvez por ele ser tão cruel, tão verdadeiro, e passado quatro dias, ainda não tenho a certeza. Inês (nome fictício) descreve toda uma vida secreta, escondida dos pais, dos educadores, de toda a gente, menos daqueles que partilham do seu estilo de vida aterrador! Eu sou adolescente, tal como ela, e consegui ser surpreendido por tudo o que fez e o que provocou na sua vida, e que futuramente, com certeza será ou difícil de recordar, ou difícil de esquecer.

A maior parte deste livro fala sobre as relações sexuais, relações com a droga e com o álcool, e tudo é descrito sem qualquer ponta de afecto, talvez porque tudo aquilo que Inês viveu, também se deva à falta de afecto com que esta teve de lidar ao longo do seu crescimento. 

A frequente dúvida sobre este livro é: ''Devo dar a conhecer esta obra aos meus filhos?" "Deve, este livro estar numa biblioteca escolar?"
A minha opinião é sim para as duas perguntas! É óbvio que as crianças do ensino básico 7º/8º ano, não devem ler o livro, pois obviamente não possuem (regra geral) uma maturidade suficiente para compreender tudo aquilo que é dito no livro, no sentido que não seriam alertados pela mensagem que o livro transmite.
Já no caso de adolescentes a partir dos 14 anos por exemplo, eu considero extremamente necessária, a leitura desta obra porque já conseguem perceber e ser alertados pelo livro e pela sua história que afinal é de uma adolescente portuguesa.

A maior parte das vezes que temos acesso a material deste tipo (que transmite uma mensagem tão importante), são obras estrangeiras, e portanto, o leitor ou o destinatário da mensagem, sente-se distante da realidade que afinal está tão próxima, e como tal foi excelente o facto de ter sido publicado uma história, ainda por cima verdadeira, de uma adolescente portuguesa.

Ao longo do livro, somos premiados com um desenrolar chocante da vida desta rapariga, que fizeram uma professora minha ficar quase em choque, e que me fez a mim, não conseguir dormir durante uma noite!

Para finalizar, só me resta dizer que adorei este livro, porque transmite uma mensagem TÃO IMPORTANTE, que foi realmente fantástica a leitura da obra e que estou desejoso de ler o segundo livro, com uma história diferente, chocante, e também verdadeira!

5 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Nunca vi esse livro no Brasil. Gostei da tua resenha.
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Livro muito interessante. De fato,seria bom que os adolescentes lessem.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rodrigo! Tudo bem? Acredito que o livro deve ser realmente impactante, a sinopse é bastante interessante e eu gostei da resenha! Livros com mensagens importantes devem ser sempre indicados, acredito que irei gostar muito de "O Fim da Inocência"!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Primeira vez que vejo esse livro e me parece interessante.
    Vou ler com certeza.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tinha ouvido falar do livro, fiquei um pouco chocada mas me interessei por ele.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar