18 de janeiro de 2014

Crítica Literária- A Rapariga das Nove Perucas

Sophie tinha 21 anos quando lhe foi diagnosticado um cancro raro. De um dia para o outro, a sua vida foi reduzida às paredes de um hospital. Mas dentro destas paredes descobriu um mundo novo de batas brancas, de enfermeiras que gostam de falatórios e de médicos sensuais. De quartos partilhados, de perda de cabelo e de lápis para sobrancelhas.
Enquanto as perucas se tornavam parte da nova existência de Sophie, ela foi reclamando um sentido de auto-expressão. Cada uma das nove perucas fá-la sentir-se diferente, dá-lhe uma personalidade diferente, e é por isso que cada uma tem o seu próprio nome: Stella, Sue, Daisy, Blondie, Platina, Oema, Pam, Lydia e Bebé. Há um pouco de Sophie em todas elas, as quais por sua vez revelam tanto quanto escondem.

 

 

Este livro fez-me sentir aquilo que eu não sentia há imenso tempo. Com a leitura desenfreada de histórias fantásticas, perdi-me um pouco na ficção e deixei de ser atraído por livros que contassem algo verdadeiro. ''A Rapariga das Nove Perucas'' foi o livro que me despertou e me disse que não é preciso refugiar-me num livro fantástico para poder refugiar-me do mundo.

Sophie é a autora e a protagonista deste livro. Com cancro aos 21 anos vê-se perdida nas várias perguntas que uma doente oncológica tenta responder ao longo dos inúmeros tratamentos a que é submetida. Depois de começar a perder o cabelo, sente-se a perder a feminilidade e para tentar escapar um pouco da realidade a que está sujeita, coloca-se numa busca desenfreada por perucas, na qual cada uma lhe confere uma personalidade diferente apesar de em todas elas existir um pouco de Sophie.

Ao longo do livro, as perucas tornam-se parte de Sophie e ela vê nisso uma oportunidade para estar junto da realidade do mundo e assim conseguir viver a vida ao máximo e desfrutar de tudo o que lhe aparece. Aos poucos a própria Sophie encara o cancro como um amigo, pois este ensinou-lhe que a vida é para ser vívida e aproveitada de modo a que não nos possamos arrepender de nada do que fizemos, mas sim do que não fizemos.

Este livro trouxe-me uma experiência fantástica e espero que todos os que o possam ler não recusem tal oferta, pois este livro é um mar de experiências humanas, reais e maravilhosas!

A obra conta também com um filme produzido na Alemanha e a autora já deu inúmeras entrevistas para vários países. Só posso acrescentar que este se tornou um dos meus livros preferidos e que estou deliciado com este escritora.

Fiquei intensamente extasiado com este livro!



22 comentários:

  1. Eu não conhecia este livro e confesso que achei o título do livro meio estranho, mas gostei da sua resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o título do livro é estranho e foi precisamente por isso que eu decidi lê-lo.
      Obrigado por comentar!

      Eliminar
  2. Pelo titulo eu acabei achando que se tratava de outra coisa. Gostei da sua resenha,me fez pensar em algumas coisas e achei interessante a estória que é narrada. Ainda não vi esse livro em livrarias ou pela internet talvez por isso nunca tenha me interessado.

    Adorei seu blog, seguindo e passarei por aqui mais vezes.
    Beijinhos da Lêeh
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    Está rolando lá no blog um sorteio de marcadores na resenha do livro Cisne, se tiver interesse é só dar uma olhadinha.
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/01/resenha-34-cisne-eleonor-r-hertzog.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, e sim a história é muito interessante e cativante!
      Espero vê-la mais vezes aqui no RD106L

      Eliminar
  3. Uma crítica muito bem colocada. Confesso que estranhei um pouco com a capa e o título. Gostei da resenha, parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  4. Seguindo! Depois você bota seu e-mail aqui para registrar em meus contatos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por comentar e pelo comentário em si.
      O meu email é rodrygaga@gmail.com

      Eliminar
    2. Te enviei um e-mail, responde lá!

      Eliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro , mas achei bastante interesaante. Confesso que estranhei o titulo , mas com a sua resenha acabei me ''envolvendo''.
    Adorei seu blog e ja estou seguindo . retribui ? Beijos ;*
    www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha ouvido falar do livro mas mal li a sinopse e vi a capa decidi começar a ler. Sabe que mais? Ainda bem que li este livro delicioso.
      Obrigado por comentar

      Eliminar
  6. nossa, a capa desse livro já me fez ler a resenha até o fim.
    tô precisando de leituras cada vez mais diferentes umas das outras, pra riscar qualquer tipo de preconceito literário!
    me interessei demais pela história... você comprou o livro ou pegou emprestado? quero saber onde vende ^-^

    beijinhos

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, e sim a capa é FANTÁSTICA. Desdobra-se em várias e mostra a autora com as várias perucas. Eu li através de uma biblioteca, mas vou comprar o livro. Ele está disponível também no Brasil como '' A Garota das nove perucas''

      Eliminar
  7. Olá, Rodrigo.
    Para ser sincero nunca tinha vistou ou ouvido falar sobre o livro, mas isso não define se é bom ou ruim. Gostei do que você disse no começo da resenha, e concordo, pois antes achava que só livros de aventuras de fatos nos tirava de nossa realidade, mas percebi dando chances mais reais que o livro tendo uma boa história eles no prende, nos faz viver aquilo ali escrito.
    Gostei da resenha, e do livro. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Ainda bem que gostou da análise do livro :) Obrigado por comentar!

      Eliminar
  8. Nunca tinha visto ou ouvido falar sobre este livro. Fiquei bastante curiosa para ler, parece ser realmente bom! :)
    Já estou seguindo aqui, parabéns pelo blog!

    Beijos,
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E na verdade é mesmo bom! Se puder, leia e vai ver que é fantástico.
      Obrigado por seguir e por comentar!

      Eliminar
  9. O livro parece muito bom. Eu adoro obras que falam de histórias bem próximas da realidade, pois elas mostram algumas coisas que nós ainda não sabíamos. Fiquei muito curioso para ler.
    Seguindo, segue de volta?
    verbalismos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente...
      Obrigado por comentar e claro que farei uma visita ao teu blog!
      Boas leituras *w*

      Eliminar
  10. Olá =)).
    Então, já tinha ouvido falar do livro antes, mas não acho que seja o tipo de leitura que costumo realizar. Concordo contigo, eu me perco em ficção e esqueço de ler obras mais reais. Mas gostei bastante da resenha.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, pois eu também sou muito mais de obras de ficção mas de vez em quando gosto de ler algo mais verdadeiro.
      Obrigado por comentar e boas leituras! *w*

      Eliminar
  11. Ola Rodrigo
    Vim agradecer e retribuir a visita ao meu blog.
    Hoje mesmo vi este livro na livraria e fiquei muito curiosa.
    Ja esta na minha lista, para futura leitura.
    Quanto ao livro que você comentou no meu blog, ele é ótimo! O Autor é muito talentoso e simpático, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente
    Um abraço e uma otima semana!

    www.blogdaclauo.com

    ResponderEliminar
  12. Nossa, tô louca pra ler esse livro!! Me deparei com ele outro dia numa livraria, assim, por acaso, daí dei uma folheada e me pareceu muito bom... Nem sei porque não levei na hora, mas com certeza está na minha lista.
    Parabéns pelo blog, é muito bom!
    Beijos

    www.paperbackouhardcover.blogspot.com

    ResponderEliminar